Atibaia abre exposição sobre 180 anos do Museu Municipal João Batista Conti

Museu Atibaia

A Secretaria de Cultura e Eventos, abriu na, quarta-feira dia 18, uma exposição sobre os 180 anos do Museu Municipal João Batista Conti, evento que faz parte da 14º Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Sob o título “180 Anos de História – da Câmara e Cadeia ao Museu Municipal: paisagem e memórias”, a exposição irá retratar a utilização do prédio ao longos dos anos, seu potencial construtivo com paredes de taipa de pilão e pau-a-pique, além de fotos e documentos importantes que contam a história do espaço, sua transformação e reutilização.
“O trabalho envolveu muita pesquisa, não só em livros e jornais, mas com pessoas que ainda mantêm vivas as lembranças de uma Atibaia que não existe mais. A equipe de funcionárias do Museu Municipal espera que estas memórias sejam a porta de entrada para mais uma grande reforma que se aproxima e que tornará o espaço ainda mais importante para a cidade”, disse a gerente de Folclore e responsável pelo Museu João Batista Conti, fazendo referência às adequações previstas para o museu – no setor de acessibilidade, por exemplo – por meio de parceria com o Instituto de Tecnologia da Construção (ITEC).
O prédio onde hoje funciona o Museu Municipal João Batista Conti foi a antiga casa de leis e justiça até 1953 e quando cogitou-se em realizar sua demolição o povo atibaiano resolveu conservá-lo e destiná-lo como espaço de memória.
“As pessoas poderão conhecer a história desde a construção do prédio, em 1836, passando pelas intervenções e reformas, sua transformação em Museu Municipal no ano de 1961, até os dias de hoje”, disse o secretário de Cultura e Eventos.
A abertura da exposição teve a apresentação do Quinteto de Metais do Projeto Educando com Música e Cidadania e do Grupo Teatral Arcênicos. A exposição ficará aberta até o dia 30/06, das 11h30 às 17h30, de terça a domingo. A entrada é franca e para agendamentos de grupos e escolas, entrar em contato pelo e-mail museu@atibaia.sp.gov.br e telefone (11) 4412-7153.
A equipe do Museu João Batista Conti agradece os parceiros da exposição: Foto Cláudio, Móveis Prólar, JJM Imobiliária & Engenharia, Juliana Binotti, Clube Atibaiense de Fotografia, Danilo Aguiar , Cristina Ederlyi e Marcos Roselli. A curadoria da Exposição é de Lilian Vogel, Rita Moura e Patrícia Leite. A

Ação Educativa
Entre os dias 19 e 22 de maio, interessados poderão participar da “ação educativa” que prevê visitas agendadas e atividades pedagógicas tendo como referência a pintura “Vista Panorâmica” (1911), de Benedito Calixto. A ação vai acontecer das 15h às 17h e é aberta ao público em geral e a alunos durante a semana (lembrando que a visita das escolas devem ser agendadas).

14ª Semana Nacional de Museus
A 14ª Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano é “Museus e Paisagens Culturais”, simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. A diversidade sociocultural brasileira se constrói e se reconstrói cotidianamente, estando presente nas instituições museológicas como espaços de comunicação, conhecimento, pesquisa e aprimoramento das práticas culturais. Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação a suas identidades e à preservação de seu patrimônio. Sob essa ótica, os museus assumem um papel estratégico no desenvolvimento local, na construção da cidadania e como dinamizador de oportunidades culturais e econômicas.

http://www.oatibaiense.com.br/

 

Comments are closed.

Go Biz - Marketing Digital